AROMATERAPIA



A todas as pessoas que procuram a cura através da AROMATERAPIA

                                                                                                        Katty Rasga
                                                                    Atualizado em 17/12/2023
 



Esse Blog oferece um panorama completo da aromaterapia, propiciando-lhe uma base completa, inclusive o entendimento de como a aromaterapia funciona e o conhecimento necessário para que você possa usá-la. Durante a leitura do Blog, você tomará conhecimento das origens da aromaterapia e das principais figuras na sua história e no seu desenvolvimento. 
Os princípios botânicos e químicos básicos que respaldam a aromaterapia são  detalhadamente explicados nas páginas acima, assim como ensina a escolher os óleos para cada um e como misturá-los com os óleos carreadores para a massagem. 
Segue-se uma relação abrangente de óleos essenciais, que inclui informações sobre a origem de cada um deles, as propriedades da planta da qual é extraído, o método empregado na extração e listas de óleos complementares com a maneira como são normalmente mais utilizados. 
Uma página sobre  massagem o conduzirá, passo a passo, ao longo de séries para o corpo inteiro, por meio de fotografias, com ênfase na posição das mãos e dos dedos. 
Finalmente, você encontrará uma página que contêm informações sobre quais os óleos que devem ser utilizados para doenças e problemas de saúde específicos.

Muitas pessoas confundem óleos essenciais com essências ou fragrâncias. Mas na realidade eles são produtos muito distintos uns dos outros. Produtos conhecidos como essências ou fragrâncias, na verdade são imitações sintéticas dos compostos encontrados naturalmente nos óleos essenciais. 

Em Aromaterapia: A Cura Pelos Óleos Essenciais, Lavabre explica: “Os óleos essenciais são a quintessência dos alquimistas. Nesse sentido, condensam as forças vitais e espirituais das plantas em uma forma material. Por isso, agem no nível biológico fortalecendo as defesas naturais do corpo e são um meio de comunicação direta homem-planta no plano energético e espiritual”

Lavabre, M. (2005). Aromaterapia: A Cura pelos Óleos Essenciais. Nova Era





VAMOS APRENDER SOBRE 
AROMATERAPIA??

A Aromaterapia é essencialmente uma prática multidisciplinar, indo da botânica à farmacologia, da psicologia à medicina. É ciência e arte milenar,  baseada na fitoterapia, utilizando dos óleos essenciais extraídos das plantas aromáticas para fins medicinais e estéticos.

 


ÓLEOS ESSENCIAIS

É muito importante saber que os óleos essenciais são compostos de substâncias bem definidas quimicamente e que são lipossolúveis, ou seja, eles se dissolvem em gorduras. Apesar do nome óleos, entretanto, os óleos essenciais não são gordura pois não possuem ácidos graxos na sua composição. 

O QUE OS ÓLEOS ESSENCIAIS PODEM FAZER POR VOCÊ? 

1. Reduzem inflamação na pele, na musculatura e em todo o organismo. 
2. Induzem a regulação da produção do sebo. 
3. Ajudam no processo de desintoxicação da pele. 
4. Aumentam a circulação sanguínea e linfática local. 
5. Ajudam no fortalecimento do tônus muscular. 
6. Relaxam músculos e ligamentos. 
7. Reduzem espasmos musculares. 
8. Atuam como analgésicos locais e gerais. 
9. Funcionam como antioxidantes protegendo a pele dos radicais livres. 
10. Possuem propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais. 
11. Equilibram as emoções via Sistema Nervoso Central (Sistema Límbico). 
12. Tratam condições de pele específicas como acne, dermatite e psoríase. 
13. Aumentam a regeneração celular atuando como cicatrizantes. 
14. Ativam o sistema imunológico via células

O motivo para os óleos essenciais funcionarem é por conta dos compostos químicos voláteis que entram em contato com o bulbo olfativo,  que carrega sinais elétricos ao nosso sistema límbico que, por sua vez, manda resposta para nossa produção de hormônios.





Os óleos essenciais também penetram em nossa membrana celular levando informações, regenerando e quebrando padrões destrutivos nas células, em geral, óleos essenciais restauram, aumentam a produtividade e principalmente, criam um efeito calmante, nos mantendo em estado emocional equilibrado, e isso influencia nossos pensamentos, nossa química corporal, nossa energia física e por consequência, equilibra nossa frequência cerebral .






O QUE SÃO ÓLEOS ESSÊNCIAIS?

  1. São compostos voláteis 
  2. 100% naturais
  3. Lipofílicos (Que dissolve as gorduras)
  4. Com uma grande complexidade química e com imenso potencial terapêutico
  5. Extremamente concentrados (1 gota equivale a 1kg da planta)
                                                       (1 gota equivale a 25 xícaras de chá)



DESTILAÇÃO

É através do processo de destilação que obtemos o óleo essencial, a partir da matéria prima contida na planta.

As substâncias aromáticas da planta podem ser encontradas em diversas partes:
Cascas das madeiras: Canela do Ceilão
Madeira: Sândalo, Cedro
Raízes: Nardo do Himalaia, Vetiver
Rizomas: Gengibre
Folhas: Eucalipto, Hortelã, Pinheiro
Sementes: Anis estrelado
Frutos: Limão, Laranja
Resinas: Benjoim, Copaíba, Mirra
Flores: Rosa, Ylang ylang, Jasmim


USO

São usados :     Indústria alimentícia
                          Gastronomia
                          Medicina Veterinária
                          Estética
                          Saúde (emocional e física)
                          
                          Bioquimicamente (práticas que se aproximam da alopatia, por conta da interação medicamentosa.

                 

CUIDADOS: Uma gotinha de certos óleos essenciais podem queimar a pele

       Óleo Essencial NÃO É Essência (sintético/perfumaria)

 
                        

Um problema muito comum na prática da aromaterapia é proveniente da confusão existente entre o que é uma essência sintética e o que é um óleo essencial 100% puro. 
É necessário conhecer as empresas confiáveis e indicar ao paciente/cliente apenas aquelas que comercializam os óleos essenciais puros. Este problema não é só em relação aos sintéticos, mas também acontece em relação aos naturais que às vezes são adulterados.


Surgimento dos óleos essenciais

Há 500 milhões de anos, as plantas eram silenciosas (musgos, samambaias e avencas)
Há 390 milhões de anos, as plantas desenvolveram um meio de se comunicar e surge, na                                             família botânica das coníferas (pinheiro silvestre),  a primeira                                                molécula aromática.
Há 130 milhões de anos, os órgão reprodutivos das plantas se transformam em flores                                                    macias e atrativas e as plantas começam a interagir de forma                                                mais intensa com os animais.


FAMÍLIAS BOTÂNICAS

As plantas podem ser definidas em quatro grandes grupos que se seguiram evolutivamente: 

- Briófitas,  ex: musgos
- Pteridófitas,  ex: avencas, samambaias 
- Gimnospermas,  ex: pinheiros, ciprestes, abetos 
- Angiospermas,  ex: orquídeas, camomila, sândalo


Foi apenas a partir do aparecimento das Gimnospermas há 400 milhões de anos, e durante um forte período de glaciação,  que pesquisadores estimam o surgimento dos óleos essenciais. 




A hipótese mais aceita, hoje em dia, pressupõe que nesse período houve o aparecimento do constituinte químico chamado de PINENO (da classe dos monoterpenos), pelo simples fato de que ele tem o incrível poder de manter a seiva líquida dentro da planta mesmo se a temperatura exterior esteja abaixo de 0 ºC. 

As coníferas são arbustos e árvores com ramos de forma cônica e frutos que também têm uma estrutura de cone. Essas plantas pertencem ao conjunto de gimnospermas, que inclui as espécies cujos carpelos, sem espaço fechado para abrigar os óvulos, exibem as sementes a descoberto.

Todas as Coníferas (Pinheiros, Ciprestes, Abetos, Espruces, Tuia, Cedros.) produzem óleos essenciais e geralmente crescem em regiões com temperatura  muito fria.






ÓLEOS ESSENCIAIS DE PINHEIRO, EUCALIPTO, LAVANDA, OLÍBANO, FLORES




O óleo essencial de Pinheiro  
Extraído da agulhas, galhos e pinhas da árvore



O óleo essencial de Eucalipto 
Extraído das folhas e dos ramos


O Eucalyptus (do grego, eu + καλύπτω = "bem coberto") é um gênero de plantas com flor,  uma angiospérmica dicotiledónea,  da família Myrtaceae que agrupa as espécies conhecidas pelo nome comum de eucalipto. 

Os óleos essenciais também podem atuar inibindo o crescimento de outras plantas, como é o caso do Eucalipto (Eucalyptus sp.) e do Patchouli (Pogostemon cablin) que liberam seu óleo essencial para impedir que plantas nasçam ao redor.

EUCALYPTUS (gênero) + GLOBULUS (epíteto) = Eucalyptus globulus 
EUCALYPTUS (gênero) + RADIATA (epíteto) = Eucalyptus radiata 
São espécies diferentes e produzem óleos essenciais diferentes.


O óleo essencial de Lavanda  
Extraído das flores
LAVANDULA (gênero) + DENTATA (epíteto) =  é a espécie cultivada no Brasil. Seu óleo essencial é rico em substâncias estimulantes do Sistema Nervoso Central.

LAVANDULA (gênero) + ANGUSTIFOLIA (epíteto) =  é a famosa Lavanda francesa e é rica em substâncias sedativas do Sistema Nervoso Central. 


O óleo essencial de Olíbano  
Extraído da resina


O Olíbano (Boswellia sp.) e a Mirra (Commiphora sp.),  vivem em ambientes desérticos e produzem óleos essenciais que, ao serem liberados protegem a planta de serem atingidas diretamente pelos raios solares.



O óleo essencial de Flores  
Extraído das flores


Flor é o órgão sexual da planta, exposto. Expor suas verdades sem medo de ser feliz. Entrar em contato com o seu eu com empatia, entrega. Todo óleo essencial de flor trabalha uma transformação profunda no ser. Trazem a alegria, mas buscam a transformação.

A flores produzem seu aromas  para atrair polinizadores à grandes distâncias.



CURIOSIDADES

Estudos demonstraram que quando a folha da Laranja (Citrus sinensis) começa a ser comida por herbívoros a planta aumenta a produção de substâncias aromáticas impalatáveis para que a folha fique com gosto ruim para o predador.

O MILHO, quando o percevejo vem comer a sua raiz, a planta exala um aroma (de defesa) para atrair um predador do percevejo. 
Já na plantação de MILHO TRANSGÊNICO a planta fica MUDA. Então são  aplicados AGROTÓXICOS para controlar as pragas. 



Cada planta aromática produz seu óleo essencial particular em resposta aos fatores de estresse do seu ambiente. 

Dessa maneira as plantas vêm desenvolvendo seus óleos essenciais ao longo de milhões de anos de acordo com as necessidades do meio ambiente em que elas vivem.

O óleo essencial puro tem um efeito terapêutico muito maior que os seus princípios ativos isolados. Óleos essenciais frequentemente possuem de 50 a 450 substâncias químicas que formam uma verdadeira obra prima sincronicamente orquestrada, enquanto essências sintéticas possuem de 1 a 3 substâncias. 





O óleo essencial de Copaíba  
Extraído da resina





O óleo essencial de Hortelã-Pimenta  
Extraído das folhas


O óleo essencial de Melaleuca  
Extraído da folhas e ramos

MELALEUCA (TEA TREE)
CERTIFICADO DE ANÁLISE QUÍMICA 













A forma de utilização varia de acordo com o objetivo terapêutico, o óleo essencial utilizado e as especificidades de quem está sendo tratado. 
Não existe um único tratamento que irá funcionar para 100% das pessoas, portanto sempre permita-se experimentar.







1 – Um óleo essencial jamais será vendido em vidro transparente. 
2 – Óleos essenciais naturais não se dissolvem  na água. 
3 – Produtos com cheiro de álcool ou óleo de cozinha estão adulterados. 
4  - Óleos essenciais naturais jamais irão custar o mesmo preço entre si. 
5 – Óleos naturais duram mais tempo na pele quando empregados como perfumes do que os sintéticos. 
6 – Sempre que for comprar o óleo questionar se a empresa faz análises químicas de qualidade do óleo, chamadas de ANÁLISE DE CROMATOGRAFIA. 


PORTANTO, UM ÓLEO ESSENCIAL, PARA SER UTILIZADO EM AROMATERAPIA SEMPRE SERÁ 100% NATURAL, 100% PURO E 100% COMPLETO





ONDE COMPRAR ÓLEOS ESSENCIAIS

Para garantir a qualidade química e propriedades terapêuticas, é importante ficar atento ao adquirir seus óleos essenciais.
As melhores empresas de óleos essenciais especificam no rótulo do produto qual é o quimiotipo principal e o geotipo.

ESTADOS UNIDOS 
doTerra - https://doterra.com/US/en 
YoungLiving - https://www.youngliving.com/ 
Floracopeia - http://www.floracopeia.com/ 

FRANÇA 
Pranarom - http://www.pranarom.com/ 
Osmobiose - http://www.osmobiose.com/ 
Aroma-Zone - http://www.aroma-zone.com/ 

BRASIL 
WNF 

Considerações:

Imagine todos os óleos essenciais e substâncias químicas que ainda não conhecemos que ainda podem ser descobertos? 
Muitas doenças ainda podem ser curadas pela Aromaterapia e propriedades novas ainda podem ser descobertas com mais estudos na área.

Aromaterapia, uma ciência ampla e complexa, mas ao mesmo tempo simples em sua aplicação e segura em seus resultados. Espero que tenha ajudado a você a entender  que na Natureza podemos encontrar a cura para todos os nossos males (físicos, emocionais, energéticos). 
Se quiser pode deixar suas considerações em comentários abaixo.




........ QUER SABER MAIS? 


                 

Na Natureza podemos encontrar a cura para todos os nossos males. 

Você quer fazer um tratamento físico, energético, emocional, vibracional com Blends de Óleos Essenciais?

FALA COMIGO


 

          


           AROMATERAPEUTA                              HUMANOTERAPEUTA
    (MEDICINA TRADICIONAL CHINESA)


                     AROMATERAPEUTA
         AS NOVE FAMÍLAS AROMÁTICAS









            


 


AVISO LEGAL: Isenção de responsabilidade
Este blog não tem a intenção de fornecer diagnóstico, tratamento ou aconselhamento médico. O conteúdo fornecido é apenas para fins informativos. Consulte um médico ou outro profissional de saúde sobre qualquer diagnóstico médico ou relacionado à saúde ou opções de tratamento. As informações contidas neste blog não devem ser consideradas como um substituto do conselho de um profissional de saúde. 































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.